27 October 2009

Testemunho Jane Tanner – 4 Maio 2007


PROCESSO 201/07.0GALGS - páginas 42 a 51, Volume I
AUTO DE INQUIRIÇÃO DE TESTEMUNHA


Data da diligência: 2007/05/04 Hora: 11H30 Local: DIC Portirnão

Funcionário que executa: J**** C****, Inspector

Nome: Jane Michelle Tanner
Filiação: Marion Vann e Graham Tanner
Natural Freguesia: Inglaterra
Concelho: Inglaterra
Nacionalidade: Inglesa
Data de nascimento: 1971/04/16
Residência: Cidade: Exeter
Telefone: 004478******* (Inglaterra)
Estado Civil: União de Facto
Profissão: Gerente de Marketing
Passaporte n.********
Emitido em 1997/10/09 pelo United Kigdom

Informado sobre as relações familiares ou equiparadas com o arguido enunciadas no artº 134, nº1 do C.P.P., e da faculdade que lhe pode, por isso, assistir, disse que não se verifica nenhuma dessas relações.
Passa a prestar depoimento.

À matéria dos autos disse:

--------- Por ser uma cidadã inglesa, e não perceber a língua portuguesa nem falada nem escrita, faz-se acompanhar neste acto de uma tradutora, F***** M**** d* C******** S****.

--------- Que desde Sábado passado, 28 de Abril de 2007, encontra-se em Portugal de férias, mais concretamente no Complexo Turístico do "Ocean Club", na Praia da Luz - Lagos, conjuntamente com o seu parceiro (Russell O'Brien), os seus dois filhos e três casais amigos (Gerald McCann e Kate Healy, Matthew Oldfield e Rachael Manpilly, e David Payne e Fiona Payne). No grupo ainda se encontra a mãe de Fiona Payne, Diane Webster.

--------- Faz-se acompanhar dos seus dois filhos, E*** O'Brien de três anos de idade e E*** O'Brien de um ano de idade.

--------- Também os outros casais amigos trouxeram os filhos, G**** Oldfield de um ano de idade (filha de Matthew Oldfield e Rachael Manpilly), L*** Payne de dois anos de idade e S******* Payne de onze meses de idade (filhos de David Payne e Fiona Payne), os gémeos A***** McCann e S*** McCann de dois anos de idade e Madeleine Beth McCann, que dentro de duas semanas faz quatro anos de idade (filhos de Gerald McCann e Kate Healy).

--------- Encontram-se de férias, tendo em conjunto (os casais) combinado as mesmas em Inglaterra onde são amigos. Viajaram através da agência ''Mark Warner".

--------- Todos os casais ficaram em apartamentos individuais (I), no mesmo complexo, com os respectivos filhos.

--------- Desde Sábado a rotina era quase todos levantarem-se pelas 07h30m/O8hOOm e após tomarem o pequeno-almoço num restaurante perto do alojamento, de nome "Millenium" (6), levavam os filhos, por volta das 09h00m, para as três aéreas diferentes do "Kids Club" (2)(4)(5), conforme as idades das crianças.

--------- Apenas o casal Gerald McCann e Kate Healy tomavam o pequeno-almoço no apartamento, devido ao facto de terem os três filhos e ser complicado andarem com os três ao mesmo tempo. Após o mesmo, também levavam os menores para o "Kids Club".

--------- Quanto ao "Kids Club" esclarece:

--------- A E*** O'Brien e a Madeleine Beth McCann ficavam numa sala num local perto da recepção (4), tendo como responsável uma senhora inglesa de nome Cat Baken. Para além dela havia mais três ou quatro pessoas a cuidar das crianças (só recorda de mais um nome, Emma Wilding). Faziam várias actividades, tais como iam para a piscina interior existente no complexo,
iam para o court de ténis, sito no exterior perto do Restaurante "O Tapas" (3), iam para a Praia da Luz (exterior), faziam pinturas e brincadeiras (no interior do complexo).

--------- A S******* Payne ficavam também perto da recepção mas numa outra sala (5) diferente da E*** O'Brien e da Madeleine Beth McCann. Desconhece quem era a responsável e as funcionárias que trabalham nesta sala. Desconhece as actividades mas pensa que passava a maioria do tempo no interior da sala.

--------- Quanto à G**** Oldfield, a E*** O'Brien, a L*** Payne, a A***** McCann e o S*** McCann, ficavam todos numa sala (2) perto do Restaurante "O Tapas". A responsável pela G**** Oldfield e E*** O'Brien era uma cidadã inglesa de nome Leanne Wagstaff. Quanto à L*** Payne, a A***** McCann e o S*** McCann, sem ter a certeza, disse que a responsável era uma tal de Stacey Portz. As actividades eram idênticas às das outras salas, no exterior e no interior do complexo.

--------- Pelas 12h30m todos iam buscar os seus filhos às respectivas salas do "Kids Club", pois estas fechavam, para almoçar.

--------- O almoço por vezes era feito em conjunto num apartamento de um dos casais. Pelas 14h30m as salas do "Kids Club" voltava a abrir e os únicos que voltavam para as salas eram a Madeleine Beth McCann, E*** O'Brien e os gémeos A***** McCann e o S*** McCann.

--------- Os outros ficavam com os respectivos pais.

--------- Pelas 16h45m todas as crianças se reuniam para tomarem chá, num anexo ao Restaurante "O Tapas" (3) Era a funcionária Cat Baken que levavam a Madeleine Beth McCann e a E*** O’Brien.

--------- Durante esse tempo em que tomavam o chá os pais das crianças iam buscá-las.

--------- Até ao dia de ontem, 3 de Maio de 2007, não tem conhecimento de que algo estranho/suspeito tenha acontecido com o grupo de amigos e com as crianças.

--------- No dia de ontem a depoente não foi ao pequeno-almoço porque tinha ténis marcado para as 09h00m. Foi o seu companheiro quem levou as suas duas filhas a tomar o pequeno-almoço tendo posteriormente levado a E*** O'Brien ao "Kids Club”. A E*** O'Brien, devido a estar mal disposta não foi para a sua sala do "Kids Club", tendo ido com o pai buscar a ora depeonte. Chegaram pelas 09h30m tendo esperado cerca 30 minutos após a aula de ténis (8) ter acabado.

--------- A ora inquirida praticou ténis (8) com Kate Healy (mãe da pequena Madeleine Beth McCann) e com a Diane Webster. Desconhece onde os filhos da Kate Healy tomaram o pequeno-almoço, tendo conhecimento que foram os três para as respectivas salas do "Kids Club". Supõe que foi o pai (Gerald McCann) a levá-las.

--------- Durante a aula de ténis (8) a Kate Healy comportou-se da forma habitual.

--------- Após a aula foi com o companheiro e a filha E*** O'Brien para a Praia da Luz (7), tendo ficado até cerca das 12h20m. Após essa hora foram buscar a E*** O'Brien à sala do "Kids Club".

--------- Desconhece o que fez a Kate Healy após sair do ténis (8) pelas 1OhOOm, tendo conhecimento que o marido Gerald McCann teve uma aula de ténis (8) entre as 10h10m e as 11h10m.

--------- Não reparou se a Madeleine Beth McCann ainda estava na sala quando foi buscar a sua filha E*** O'Brien.

--------- Ambos foram para o seu apartamento (1) levando as duas filha. Também apareceram para almoçar com eles o Matthew Oldfíeld, a Rachael Manpilly e a filha G**** Oldfield.

--------- Almoçaram entre as 12h45m e as 13h45m, tendo em seguida, pelas 14h00m, a depoente voltado a jogar ténis (8) com a Rachael Manpilly.

--------- As suas filhas e a filha da Rachael ficaram com os respectivos pais no seu apartamento (1).

--------- Lembra-se que enquanto estava a jogar ténis (8) viu a Kate Healy e o Gerald McCann chegarem com os três filhos ao parque infantil, sito junto ao court. A Kate Healy acenou-lhe com as mãos. Ficaram nesse parque até às 14h40m, altura em que foram levar os filhos para o "Kids Club”.

--------- Após terminar o ténis (8), pelas 14h45m, a depoente foi para o seu apartamento (1) onde ficou com a sua filha E*** O'Brien, tendo o seu marido ido com o Matthew Oldfield andar de barco.

--------- Por volta das 15h45m foi com a Rachael Manpilly, a Diane Webster, a Fiona Payne, a L*** Payne e a S******* Payne para a Praia da Luz (7), levando consigo a sua filha E*** O'Brien.

--------- Entretanto o seu marido Russell O'Brien chegou do passeio de barco tendo ido em seguida buscar a E*** O'Brien ao "Kids Club". Foram ter com a depoente a praia (7) até onde ficaram todos até às 18h1Om/18h15m.

--------- Quando foi para a Praia viu o Gerald McCann e Kate Healy a terem uma lição particular de ténis. Não crianças não estavam com eles.

--------- Por volta das 17h15m viu a Kate Healy passar na praia (7) a fazer "jogging", tendo acenado.

--------- O seu marido Russell O'Brien, o Matthew Oldfield e o David Payne saíram da praia (7) um pouco mais cedo para irem para o court de ténis (8), era a noite dos homens no ténis. Quando a ora testemunha, juntamente com as amigas e filhos, regressaram da praia (7), pelas 18h20m, passaram pelo campo de ténis (8) tendo reparado que todos os homens, incluindo o Gerald McCann, estavam no court (8). Ficaram a falar com eles cerca de 20/30m. O Gerald McCann comportou-se da forma habitual.

--------- Julga que a Kate Healy estava no apartamento (1) a adormecer as crianças.

--------- Por volta das 19h00m cada uma foi para o seu apartamento (1) com as crianças. A depoente deu banho às suas filhas, leu-lhes uma história coloco-as a dormir. A E***, como estava doente e com dificuldade em dormir ficou com o pai, que entretanto chegara. A depoente foi jantar ao Restaurante "O Tapas" (3) por volta das 20h30m.

-------- Quando chegou ao Restaurante já se encontravam alguns os adultos do grupo, sem crianças. Estas estavam supostamente a dormir.

--------- Por volta das 21h00m o seu marido chegou ao Restaurante (3), tendo entretanto adormecido a E***.

--------- Por essa razão e porque o David Payne, a Fiona Payne e a Diane Webster chegaram só por volta das 21hOOm, o jantar entretanto reservado para as 20h30m começou só pelas 21h00m.

--------- Normalmente em cada 15 minutos uma pessoa de cada apartamento vai aos quartos (1) das respectivos filhos para ver se está tudo bem com eles.

--------- Durante o jantar tudo correu bem. As pessoas estavam bem dispostas.

--------- Recorda-se que, pelas 21h10m, o Gerald McCann saiu do Restaurante (3) tendo ido ao apartamento para ver as crianças. Cinco minutos depois saiu a depoente, tendo-se deslocado ao seu apartamento para verificar se estava tudo bem com as suas filhas. Nessa altura reparou no Gerald McCann a falar um cidadão inglês, de nome Jez, que conheceram nestas férias. Jogava ténis com eles.

-------- Passou por eles sabendo que o Gerald McCann já tinha estado no apartamento (1) a ver os filhos.

--------- Entretanto reparou num homem (*) a passar com uma criança ao colo (**) com um passo apressado, tendo sido esse pormenor juntamente com o facto de a criança estar vestida com um pijama sem estar "embrulhada" com uma manta, que lhe chamou a atenção. Só o conseguiu ver de lado com a criança nos seus braços. Apercebeu-se da presença do indivíduo exactamente quando acabou de passar pelo Gerald McCann e o Jez, que conversavam, tendo visto essa pessoa a sair do passeio que delimita o bloco de apartamento (1) onde residem, tendo rapidamente atravessado o cruzamento.

--------- A entrada do prédio de apartamentos (1) faz-se exactamente no local (rua) de onde apareceu o referido indivíduo.

--------- Após ter ido ver os filhos regressou as Restaurante. No regresso o Gerald McCann já não se encontrava a conversar no local onde o tinha visto.

--------- Quando chegou ao Restaurante (3) já estava o Gerald McCann acompanhado da sua mulher Kate Healy.

--------- Entre 15 a 20 minutos depois o seu marido Russell O'Brien e o Matthew Oldfield saíram e foram ver as crianças. Como a sua filha E*** estava irrequieta e a chorar o Russell O'Brien ficou no quarto.

--------- Entretanto o Matthew Oldfield foi verificar as suas crianças e as do Gerald McCann e Kate Healy. Segundo ele disse, viu os gémeos mas não conseguiu ver a Madeleine Beth McCann. Como não ouviu qualquer barulho partiu do pressuposto que estava tudo bem, regressando ao Restaurante. O Matthew Oldfield informou a ora depoente que o Russell O'Brien tinha ficado no quarto (1).

--------- Após ter comido rapidamente o prato principal, a ora inquirida foi para o apartamento (1) substituir o seu marido para que este pusesse comer.

--------- Quando estava no quarto, pelas 22h00/22h15m ouviu a Kate Healy e a Fiona Payne a gritarem e a dizerem que a criança Madeleine Beth McCann tinha desaparecido.

--------- Perguntado, acha que foi a Kate Healy que deu por falta da criança, não tendo a certeza pois já não se encontrava no Restaurante (3).

--------- Todas as noites era normal fazerem este tipo de procedimentos, isto é, levantavam-se da mesa e iam verificar se estava tudo bem com as crianças.

--------- Madeleine Beth McCann era uma criança meiga, muito amorosa, muito activa, divertida. Gostava de brincar. Era inteligente e não acredita que se alguém estranho se aproximasse dela, ela não gritasse.

--------- Afira que de todo o grupo o casal/família que menos conhece é o Gerald McCann e a Kate Healy. Em conversa não recorda de alguma vez a Kate Healy ter referido que a Madeleine tivesse dormido ou causado algum tipo de problemas.


--------- Descrição do Complexo Turístico:

--------- O Complexo Turístico do "Ocean Club" é composto por uma vasta área, conforme planta que se junta em anexo ao presente Auto. Nessa planta estão marcados com numeração os locais mais importantes nesta investigação, tal como:

--------- (1) - Apartamentos onde todos os casais estão alojados. Este bloco é composto por 3 ou 4 andares, tendo em cada andar cerca de 6 apartamentos, num total entre 20 e 30 apartamentos.

--------- (2) - Sala do "Kids Club", frequentada por G**** Oldfieldd, E*** O'Brien, L*** Payne, A***** McCann e S*** McCann;

--------- (3) - Restaurante "O Tapas";

--------- (4) - Sala do "Kids Club", frequentada por E*** O'Brien e a Madeleine Beth McCann;

--------- (5) - Sala do "Kids Club", frequentada por S******* Payne;

--------- (6) - Restaurante "O Millenium";

--------- (7) - Praia da Luz;

--------- (8) - Courts de Ténis ;

--------- (9) - Zona do Croqui elaborado pela depoente.

--------- Descrição pessoal:

--------- (*) - Indivíduo moreno do sexo masculino aparentado entre os 35 e 40 anos de idade, compleição física magro com cerca de 1,70 m de altura. Cabelo muito escuro, espesso, curto mas longo até ao pescoço (só consegue identificar por trás). Usava umas calças de tecido (tipo linho) entre cor bege e dourado, com um casaco tipo "duffy" (mas não tão grosso). Quanto aos sapatos eram de cor preta, tipo clássicos. Ia com um andar apressado. Levava uma criança deitada sobre os dois braços à frente do peito. Pela forma como estava vestido deu-lhe a sensação de o indivíduo não ser turista pois estava muito "encasacado".

--------- (**) - Sobre a criança, que parecia estar a dormir, só viu as pernas. Parecia maior que um bebé. Ia com os pés descalços, vestida com um pijama parecido a algodão, de cor clara (possivelmente branco ou rosa claro). Não tem a certeza mas tem a sensação de ter visto o pijama com um desenho, supostamente flores, mas não tem a certeza.

--------- Sobre este pormenores desconhece o que a Madeleine Beth McCann vestia no momento do desaparecimento, pois não falou sobre esse assunto com ninguém. Sobre o homem que viu apenas falou com o Gerald McCann, não entrando em pormenores, e com a Polícia.

--------- Convidada, desenhou um croqui que se junta ao presente expediente (9).




--------- Questionada disse que provavelmente consegue identificar o indivíduo que viu, podendo-o identificar de costas e pela forma de andar.

E mais não disse. Lido o auto o achou conforme, ratifica e vai assinar.

Para constar se lavrou o presente auto que vai ser assinado por mim Inspector e pela tradutora.





Jane Tanner Statement English Translation here



3 comments:

  1. jane tanner is a LIAR as are the rest of the tapas 7, they are the pits.madeleine beth mccann did not deserve this, she was an innocent 3 year old child who, s memory should be preserved with repect.

    ReplyDelete
  2. Says Janne Tanner:

    "About the child, who seemed to be asleep, only saw the legs. It seemed bigger than a baby. The child was barefoot, dressed in pajamas, looked like cotton, light-colored (possibly white or light pink). Not sure but has the feeling of having seen the pajamas with a picture, supposedly flowers, but not sure."

    This is ridiculous! Jane Tanner only saw the legs, but gives immediately a very lively and incredibly detailed description, even recognizing the fabric. The testimony of this woman is a complete fabrication.

    ReplyDelete
  3. Did she have a pair of binoculars with her? how could anyone see so much detail in such a few seconds and from that distance/lighting etc. complete and utter bollocks any reconstruction would prove this were not possible

    ReplyDelete