27 October 2009

Testemunho Rachael Mampilly – 4 Maio 2007


PROCESSO 201/07.0GALGS - páginas 73 a 76, Volume I
AUTO DE INQUIRIÇÃO DE TESTEMUNHA


Data da diligência: 2007/05/04 Hora: 19H20 Local: DIC Portimão

Funcionário que executa: J*** C*******, Inspector

Nome: Rachael Mariamma Jean Mampilly
Filiação: Kurian Mampilly e Barbara Mampilly
Natural Freguesia: Inglaterra
Concelho: Inglaterra
Nacionalidade: Inglesa
Data de nascimento: 1970/11/11
Residência: Cidade: Londres
Telefone: 004477******** (Inglaterra)
Estado Civil: Casada
Profissão: Consultora de Recrutamento
Passaporte n. ********
Emitido em 2001/07/23 pelo Embaixada Britânica na Austrália

Informado sobre as relações familiares ou equiparadas com o arguido enunciadas no artº 134, nº1 do C.P.P., e da faculdade que lhe pode, por isso, assistir, disse que não se verifica nenhuma dessas relações.
Passa a prestar depoimento.

À matéria dos autos disse:

--------- Por ser uma cidadã inglesa, e não perceber a língua portuguesa nem falada nem escrita, faz-se acompanhar neste acto de uma tradutora, F***** M**** d* C******** S****.

--------- Que desde Sábado passado, 28 de Abril de 2007, encontra-se em Portugal de férias, mais concretamente no Complexo Turístico do "Ocean Club", na Praia da Luz - Lagos, conjuntamente com o seu marido Matthew Oldfield. Consigo viajaram desde Londres até ao aeroporto de Faro G**** Oldfield de dezanove meses de idade.

--------- Esta viagem de férias foi combinada em grupo num total de nove adultos e oito crianças. Para além do marido e filha, fazem parte do grupo:

--------- O casal Russell O'Brien e Jane Michelle Tanner com os filhos E*** O'Brien de três anos e meio de idade e E*** O'Brien, de dezanove meses de idade.

--------- David Payne e Fiona Payne com os filhos L*** Payne, de três anos de idade, e S******* Payne, de doze meses de idade;

--------- Gerald (Gerry) McCann e Kate McCann com os filhos gémeos A***** McCann e S*** McCann de vinte e seis meses de idade, e a filha Madeleine Beth McCann, com quatro anos de idade;

--------- No grupo ainda se encontra Diane Webster, mãe de Fiona Payne.

--------- Combinaram as férias juntos porque os homens do grupo são todos médicos, para além da Fiona Payne e Kate McCann, tendo trabalhado bastante tempo juntos.

--------- É normal tirarem férias em grupo embora nas últimas férias, em Setembro passado, o Gerry McCann e Kate McCann não foram à Grécia.

--------- Desde o ano 2003 que conhece o casal Gerry McCann e Kate McCann, embora o seu marido Matthew Oldfield já os conhecesse.

--------- Chegados ao aeroporto foram transportados num autocarro da responsabilidade da agência "Mark Warner". Nesse autocarro viajaram mais pessoas para além do seu grupo. Instalaram-se todas no ''Ocean Club", na Praia da Luz - Lagos.

--------- Todos os casais ficaram em apartamentos individuais, no mesmo complexo, com os respectivos filhos.

--------- Os dias desde a chegada até ontem à noite, altura do desaparecimento da menor Madeleine Beth McCann, era baseados na rotina.

--------- Após o pequeno-almoço, tomado entre as 08h00 e as 09h00m no Restaurante "Millenium", levava a sua filha para "Kids Club", que dista aproximadamente dez minutos a pé do seu apartamento. Os outros casais faziam exactamente a mesma coisa, exceptuando o Gerry McCann e Kate McCann que tomavam o pequeno-almoço com as crianças no apartamento deles .

--------- A sua filha encontrava-se numa sala do "Kids Club", junto ao Restaurante "O Tapas". A Madeleine Beth McCann encontrava-se numa sala diferente (por ser mais velha), junto à recepção do complexo.

--------- Após deixar a sua filha, tinha normalmente aulas de ténis entre as 11h00m e as 12h00m. A seguir ia buscar a Grace ao "Kids Club" para almoçar, entre as 12h15m/12h30m e levava-a para o apartamento para almoçar. Fazia a comida da Grace e depois iam para o apartamento do Russell O'Brien ou do David Payne, onde comiam juntos. A Gerry McCann e Kate McCann almoçavam no apartamento deles com os filhos, tendo a impressão que um dia almoçaram junto na Praia da Luz.

--------- Todos as pessoas do grupo faziam as compras no único supermercado existente no perto do Complexo, de nome "Batista", não pertencendo no entanto ao mesmo. Existem várias caixas, mais ou menos cinco. Por duas vezes foi às compras tendo sempre sido atendida na caixa por senhoras.

--------- Nunca viu nenhuma atitude, nem nunca teve qualquer suspeita sobre qualquer pessoa com quem se cruzou, tanto nas suas actividades individuais como no grupo e com as crianças.

--------- A sua relação com o casal Gerry McCann e Kate McCann é de uma boa amizade e encontram-se ocasionalmente em festas, casamentos e aniversários.

--------- Quanto a Madeleine Beth McCann, é uma criança divertida, bem disposta e cheia de energia.

--------- Julga não ser possível alguém estranho A Madeleine agarrá-la sem que ela não começasse a chorar e a gritar. É uma criança muito esperta que saberia distinguir o bem do mal.

--------- Todos os dias costumavam jantar no Restaurante "O Tapas", que dista dos apartamentos onde estão alojados cerca 50 metros em linha recta e entre os 65 e os 70 metros a contornar o prédio para entrar por detrás.

--------- Ontem, pelas 20h45m, juntaram-se quase todos do grupo para jantar no Restaurante "O Tapas", como era normal fazerem todos os dias. O seu marido Matthew foi à procura do David Payne e da Fiona Payne. Pelas 09h00m chegou o casal seguido do Matthew dois ou três minutos depois. Entretanto o seu marido fora verificar os quartos das crianças (o seu apartamento onde estava a sua filha, tendo aproximado o ouvido das duas persianas fechadas no rés do chão do apartamento onde estavam os gémeos Amelie McCann e Sean McCann e a desaparecida Madeleine. Disse que não ouviu qualquer barulho. Para além destes também foi ouvir se havia barulho no apartamento do Russell O'Brien e Jane Michelle Tanner. Também neste não ouviu qualquer ruído.

--------- Depois de encomendarem os pratos, por volta das 21h15m, o Gerry McCann saiu e foi verificar unicamente o seu apartamento. Demorou cerca dez minutos pois disse que tinha estado a falar sobre o ténis com o Jez. Hoje tinham um torneio em que participavam os dois.

-------- Enquanto o Gerry McCann esteve ausente, sem precisar, começaram a ser servidos.

--------- Antes do Gerry chegar a Jane Michelle Tanner também se ausentou tendo ido ver o seu apartamento.

--------- Pouco depois chegou a Jane.

--------- Entre o primeiro prato e o segundo prato, cerca das 21h30m, o seu marido Matthew Oldfield e o Russell O'Brien foram os dois verificar os quartos todos. A Kate também se ofereceu tendo-lhe sido dito que não valia a pena. Acabou por ficar no Restaurante.

--------- Quatro ou cinco minutos depois chegou o seu marido que verificou o seu apartamento. Também passou pelo apartamento onde estava a Madeline, tendo entrado no apartamento pela porta/janela de correr das traseiras (o casal Gerry McCann e Kate McCann deixavam a hora do jantar esse acesso destrancado). A referida porta/janela de correr dá acesso à sala do apartamento tendo as portas para os dois quartos. O seu marido entrou na sala e "espreitou" num dos quartos onde dormiam os três filhos do casal. Não acendeu nenhuma luz, tendo visto apenas os dois gémeos deitados. Reparou que a porta estava entreaberta, tendo estranhado, conformou contou posteriormente. Na altura não deu qualquer importância ao facto.

--------- O seu marido regressou ao Restaurante e disse que estava tudo bem, pois não tinha ouvido qualquer barulho. Disse que o Russell O'Brien tinha ficado com a filha Evie pois ela encontrava-se a chorar.

--------- Comeram o prato principal tendo a Jane se ausentado para trocar com o Russel para este acabar o jantar.

--------- Quando Russel chegou, não sabendo precisar com exactidão, a Kate McCann, pelas 1OhOOm, foi sozinha verificar o quarto dela. Chegou ao Restaurante a chorar tendo informado que a Madeline tinha desaparecido. Nesse momento todos se levantaram e foram ter com ela.

--------- Foram todos para o exterior tendo alguns ido ao apartamento verificar se de facto a Madeline tinha desaparecido, tendo confirmado.

--------- Os gémeos continuavam a dormir no mesmo sitio onde tinham sido colocados.

E mais não disse. Lido o auto o achou conforme, ratifica e vai assinar.

--------- Recorda-se de a Kate ter dito que uma das janelas orientada para a frente do apartamento se encontrava aberta com a persiana para cima. Nunca o casal tinha aberto as persianas durante a sua estadia.

--------- Depois disso começaram à procura e chamaram a Polícia.

Para constar se lavrou o presente auto que vai ser assinado por mim Inspector e pela tradutora.


Rachael Mariamma Jean Mampilly Statement English Translation here


No comments:

Post a Comment