27 October 2009

Testemunho Russell O'Brien – 4 Maio 2007


PROCESSO 201/07.0GALGS - páginas 80 a 82, Volume I
AUTO DE INQUIRIÇÃO DE TESTEMUNHA


Data da diligência: 2007/05/04 Hora: 21H45 Local: DIC Portimão

Funcionário que executa: J*** C*******, Inspector

Nome: Russell James O’Brien
Filiação: James Robert O’Brien e Enid Dorothy O’Brien
Natural Freguesia: Inglaterra
Nacionalidade: inglesa
Data de nascimento: 1970/11/26
Residência: Cidade: Exeter
Telefone: 004477******** (Inglaterra)
Estado Civil: União de Facto
Profissão: Médico
Passaporte n. ********
Emitido em 2001/07/23 pelo United Kigdom

Informado sobre as relações familiares ou equiparadas com o arguido enunciadas no artº 134, nº1 do C.P.P., e da faculdade que lhe pode, por isso, assistir, disse que não se verifica nenhuma dessas relações.
Passa a prestar depoimento.

À matéria dos autos disse:

--------- Por ser um cidadão inglês, e não perceber a língua portuguesa nem falada nem escrita, faz-se acompanhar neste acto de uma tradutora, F***** M**** d* C******** S****.

-------- Corrobora na integra as declarações da sua companheira Jane Tanner e Rachael Mampilly, executadas pelo signatário João Carvalho, Inspector desta Policia, acerca da viagem de férias, da constituição do grupo e da rotina diária dos adultos e crianças que compunham esse mesmo grupo, do qual faz parte, no Complexo Turístico do "Ocean Club", na Praia da Luz - Lagos.

--------- Faz-se acompanhar nestas férias, para além da referida companheira, dos seus dois filhos, E*** O'Brien de três anos de idade e E*** O'Brien de um ano de idade.

--------- Exerce a profissão de médico sendo colega de profissão de Gerald (Gerry) McCann, tendo durante seis meses trabalhado directamente com ele.

--------- Coincidiu as esposa ficarem grávidas na mesma altura, tendo a filha E*** O'Brien apenas , mais ou menos um mês de diferença Madeleine Beth McCann.

--------- A E*** O'Brien e a Madeleine Beth McCann ficavam na mesma sala do "Kids Club" perto da recepção, tendo como responsáveis uma senhora de nome Cat e outra de nome Emma.

--------- Até ao dia de ontem, 3 de Maio de 2007, não tem conhecimento de que algo estranho/suspeito tenha acontecido com o grupo de amigos ou com as crianças. Tudo à sua volta lhe pareceu normal desde as empregadas de limpeza, jardineiros e restantes funcionários do Complexo. Também na praia nunca se apercebeu de pessoas estranhas a olharem de forma suspeita.

--------- No dia de ontem a sua filha E*** O'Brien sentia-se mal. O depoente levou a E*** O'Brien ao "Kids Club" por volta das 10h00m depois de ter tomado o pequeno-almoço.

--------- Corrobora na integra as declarações da sua companheira Jane Michelle Tanner sobre o resto do dia.

--------- Por volta das 19h15m/19h30m foi para o seu apartamento. Contou umas histórias as suas filhas tendo ficado com a E***, que já estava ligeiramente melhor. Entretanto a sua companheira Jane foi jantar ao Restaurante "O Tapas" por volta das 20h30m, tendo a ora testemunha ido pelas 20h45m.

--------- Quando chegou ao Restaurante já se encontravam alguns os adultos do grupo, sem crianças. Faltava o David Payne, a Fiona Payne e a Diane Webster. Chegaram mais ou menos cinco minutos depois.

--------- Por volta das 21hOOm pediram todos o jantar.

--------- Como era normal, em mais ou menos cada 15 minutos uma pessoa de cada apartamento ia aos apartamentos/quartos verificar se as crianças estavam bem. Ontem como a E*** estava adoentada esse tempo foi reduzido.

--------- Recorda-se que o Matthew Oldfield saiu do Restaurante, pouco depois das 21h00m, tendo ido ao apartamento para ver as crianças.

--------- Não tem a certeza quem saiu primeiro, mas cinco minutos depois o Gerry McCann e a sua companheira Jane saíram quase em simultâneo. A Jane deve ter voltado primeiro porque encontrou o Gerry a falar com uma pessoa que também está hospedada no mesmo local, de nome Jez.

--------- Pensa que a Jane só foi ao seu apartamento preocupado mais com a E***. Depois chegou o Geny, por volta das 21h25m/21h30m. Foi nesta altura que começara a comer as entradas.

--------- Por volta das 21h35m/21h40m, e aproveitando uma pausa de espera para servirem o primeiro prato, o ora depoente saiu do restaurante com Matthew ver as crianças. Chegou aos seu quarto e ouviu/viu a sua filha Evie a chorar tendo ficado no quarto com ela. Pensa que o Matthew foi ver o apartamento dele.

--------- O Matthew voltou para o Restaurante, cinco minutos depois de ter saído.

--------- A sua companheira veio substitui-lo cerca de 15 minutos depois para que fosse acabar de jantar.

--------- Por volta das 21h55m voltou para o Restaurante, tendo ficado 5/10 minutos à espera que o prato lhe fosse servido. Já todas as pessoas tinha acabado.

--------- Por volta das 22h00m a Kate Healy saiu para ver as suas crianças no seu apartamento tendo regressado a gritar e entrado no Restaurante a gritar, em direcção à mesa onde estavam todos, que a Madeleine tinha desaparecido.

--------- Saíram todos a correr e a ora testemunha com mais algumas pessoas decidiram ver à volta dos blocos de apartamentos, e nos próprios apartamentos, para ver se encontravam a Madeleine.

--------- Na busca pessoal que efectuou a seguir ao desaparecimento não conseguiu identificar qualquer elemento/pessoa/objecto suspeito.

--------- Quando se aperceberam que possivelmente não deveria estar nas imediações dos apartamentos alargarem a zona de busca tendo a mesma resultado infrutífera.

--------- Desconhece quem chamou a Polícia.

E mais não disse. Lido o auto o achou conforme, ratifica e vai assinar.

Para constar se lavrou o presente auto que vai ser assinado por mim Inspector e pela tradutora.



Russell James O'Brien Statement English Translation here


2 comments:

  1. does any of you know things that could help amaral in his process?
    videos, interviews of the Mccanns, their families, Clarence, etc?

    ReplyDelete
  2. mccannfiles.com is a good resource centre.

    Having said that, what are the likes of Moita Flores, Paulo Sargento and Paulo Cristovao doing to help Amaral? I haven't heard a word from them since the gagging of Amaral which I find most odd!

    ReplyDelete