1 December 2009

Dia Mundial da Luta contra a Sida



Liga Portuguesa Contra a Sida
Apoio: 800 20 10 40 - gratuito e anónimo

Dia 1 de Dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a Sida.

O Dia Mundial de Luta Contra a SIDA tem como principal objectivo promover a prevenção e consciencialização sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida. A SIDA é uma epidemia e um problema à escala mundial.

Até ao momento já infectou mais 60 milhões de pessoas dos quais 25 milhões já faleceram [dados da ONU], este número de mortes ultrapassa toda a população existente em Portugal.

Por todo o mundo esta epidemia continua a fazer vítimas,o numero de órfãos em países com elevada prevalência desta doença, não pára de aumentar.

Mais de 15 milhões de crianças perderam um ou ambos os progenitores por doenças associadas à SIDA, e prevê-se que, em 2010, este número possa atingir os 40 milhões.

A SIDA é um problema de saúde publica prioritário que necessita de uma resposta combativa a nível local, regional e nacional, para alcançar uma solução global . Para isso o indivíduo e a sociedade devem contar com informação precisa e fundamentada cientificamente.

Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA
Conheça neste sítio o Plano Nacional de Luta Contra a SIDA, os seus princípios básicos e o desafio que representa para a Saúde Pública portuguesa.

Abraço
Uma instituição que tem como principais objectivos a prevenção, informação e apoio pessoal e hospitalar às vitimas da SIDA.

Aids Portugal
Portal dedicado à informação e prevenção da saúde .

Positivo
A associação tem por objectivo promover a informação e prevenção das doenças infecto-contagiosas, nomeadamente SIDA e hepatite B, bem como estimular o apoio, a solidariedade e o sentido de auto-ajuda às pessoas atingidas por estas doenças.

ILGA
Desenvolve projectos de informação sobre a homossexualidade e a SIDA. Fornece apoio social e protecção de interesses a casais homossexuais .




2 comments: