2 March 2010

Sinais de fogo - o que se diz por aí...


Miguel Sousa Tavares, o Soliloquista

Sinais de Arrogância

Esta noite assisti a um péssimo momento televisivo: a entrevista de Sousa Tavares a Gonçalo Amaral. Como esta é a segunda emissão do programa Sinais de Fogo, ainda não deu para perceber qual o objectivo das entrevistas. Se a ideia de Sousa Tavares é funcionar como um juiz que não deixa falar o réu, que vai formatado e não lhe interessa saber o que este tem para dizer, que só tem interesse em apregoar a sua verdade acusadora, então conseguiu plenamente. Gonçalo Amaral não teve oportunidade de acabar uma única ideia. Pelo contrário Sousa Tavares passeou toda a sua aversão à figura do “entrevistado” ao longo do programa, provando-lhe, de agressão verbal em agressão verbal, que ele, “entrevistador” tresandava de razão. É preciso ter pachorra para aguentar uma “ entrevista” destas. Aguentou-me a curiosidade de saber se Gonçalo conseguiria acabar alguma das suas intervenções.
No final Sousa Tavares esboçou um “o tempo é pouco” . Para quê, pergunto eu. Para continuar a ouvir-se a si próprio?

em Incursões

O pasquim do filho de Sofia

A figura de um ex-inspector da polícia judiciária envolta em suspeições de tortura, obsessão psicótica e oportunismo, não está seguramente no top das personalidades que inspiram mais confiança e simpatia. Mas aquiescer na participação do mais recente pasquim da televisão portuguesa - apresentado pelo filho de Sophia de Mello Breyner - para ser julgado na praça pública por um energúmeno que não vê para lá do seu umbigo, acabou por gerar o efeito inverso ao pretendido e reabilitar, de alguma forma, Gonçalo Amaral. Em profunda divergência com a independência e com a intelectualidade que tanto invoca, o filho da poetisa presta um profundo mau serviço ao país.

em In Tenui Labor

Scotch Brite

Miguel Sousa Tavares. Foi este mesmo entrevistador que recebeu a semana passada José Sócrates e esta semana Gonçalo Amaral. É o profissional tipo esponja Scotch Brite, um dia utiliza o lado macio, no outro o áspero. Simplificando. Utiliza o lado, consoante o lado que está do outro lado e de que lado é que é.

em Estupefacto

Sinais de Fogo...

Sou um admirador pacífico de Gonçalo Amaral. Respeito o seu trabalho e sei reconhecer o importante contributo que ele deu à Polícia Judiciária em todos os anos que lá esteve. Mais ainda, sei avaliar a dificuldade da investigação que liderou; e sei fazê-lo porque reconheço que no trabalho de investigação criminal há por vezes uma larga diferença entre aquilo que se sabe e o que se pode provar! Acredito que Gonçalo Amaral esteja "enterrado" em certezas que não se conseguem traduzir em provas e tudo isso o leva a indignar-se contra este processo e tudo aquilo que ainda desconhecemos do mesmo. Ontem vi a entrevista conduzida por Miguel Sousa Tavares. Não só fiquei estarrecido pela arrogância do mesmo, que já lhe é conhecida, mas também fiquei ainda mais surpreendido com a falta de conhecimentos que ele demonstrou sobre todo o processo e, acima de tudo, com o desconhecimento total sobre as regras processuais penais mais elementares! Miguel Sousa Tavares passou uma imagem sem qualquer tipo de isenção, ignorância ridícula e tentou sempre, em todas as oportunidades, denegrir e insultar Gonçalo Amaral. A tentativa de o colar às agressões contra a célebre mãe de Joana foi de um baixo nível tremendo. Não é possível que alguém aparentemente culto consiga acreditar que tão pesadas condenações num país como Portugal se tenham conseguido "à porrada", e nada tenham a ver com as provas forenses recolhidas e analisadas cientificamente. Miguel Sousa Tavares foi agressivo, irónico, manipulador, insultuoso e ignorante! Não deixou Gonçalo Amaral falar, nem sequer aceitou ou deixou que ele terminasse as suas meras tentativas de participar. Foi pena que Gonçalo não tivesse a coragem de se levantar e deixá-lo a falar sozinho. Aquilo não é jornalismo! Nem Miguel Sousa Tavares é jornalista! Assim não! Quem viu o primeiro programa com José Sócrates fica seguramente a pensar se são amigos ou se MST tem medo do Primeiro-Ministro. Agora o programa de ontem foi uma vergonha! Não torno a ver nada mais apresentado por esse senhor. Devemos ter o privilégio de escolher bons comunicadores. E Miguel Sousa Tavares deixou de o ser!

em O Meu Farol

Sinais de fogo I

A entrevista dura e incisiva a Gonçalo Amaral não teria nada de surpreendente, não fosse o tom adocicado e manso de Miguel Sousa Tavares na entrevista ao Primeiro Ministro da semana passada.

Com Sócrates (e com alguma surpresa!) MST adoptou um tom de flirt suave e cauteloso, típico de dois amantes que paradoxalmente se respeitam e odeiam.

Por sua vez, com Gonçalo Amaral, o arrogante e desdenhoso comentador regressou, sem pudores ou gaguez, substituindo a fingida timidez da semana antecedente pela altivez com que pautou, desde sempre, as suas intervenções.

Julgava que o jornalismo, na sua génese, deveria ser isento.

Há tempos, julgava também que a ingerência do Governo nos meios de comunicação social não passa de uma cabala.

em O Mundo da Chapa

Sinais de fogo II

Ao ver esta pseudo entrevista do Miguel Sousa Tavares ao Ex-inspector Gonçalo Amaral, fiquei com uma dúvida, ou confunde a função de jornalista com a de advogado de acusação, ou estava com uma grande azia depois do banho de bola de Domingo.

em Legumes Salteados

Sinais de fogo III

Miguel Sousa Tavares, na SIC, está a entrevistar o ex-Inspector da PJ, Gonçalo Amaral, na 2ª. edição de "Sinais de Fogo".

Tenho alguma dificuldade em perceber se Miguel Sousa Tavares é o entrevistador ou entrevistador opinativo ou entrevistador que não deixa fala o entrevistado.
Não sei se a forma como o "entrevistador" conduz a conversa corresponde a um nova técnica jornalística mas que Miguel Sousa Tavares está a revelar uma arrogância com o pressuposto que tem um "aldrabão" à sua frente, não deixa qualquer dúvida.
Assim, não, Miguel.

em O Andarilho

Sinais de Fogo IV

Acabei agora mesmo de assistir, pela primeira e última vez, a um pouco de um episódio do “programa” Sinais de Fogo, na SIC, onde o Miguel Sousa Tavares tenta entrevistar convidados. A vítima de hoje foi o Gonçalo Amaral, o autor do livro A Verdade da Mentira. E digo “tentar” porque é impossível entrevistar/ser entrevistado naquelas condições degradantes:

1. O Miguel Sousa Tavares não é um jornalista
2. O Miguel Sousa Tavares não deixa o convidado falar

Aqueles 5 minutos que aguentei a ver esta coisa, estive a reflectir e não consegui perceber como é que a TVI deixou escapar este talento para a SIC. E também não consegui perceber porque chamaram ao “programa” Sinais de Fogo. Tenho alguns nomes bastante mais apropriados e penso que a SIC ainda poderá ir a tempo de mudar para os próximos 4 ou 5 episódios (não deve durar muitos mais):

* Sinais de Fumo nos Pulmões
* Nem Sinais de Jornalismo
* Sinais de Fuga
* O Monólogo

em Ainda Pior

Miguel já Arde

Quem viu a não-entrevista de hoje (1/3/2010) de Miguel Sousa Tavares a Gonçalo Amaral, ficou a saber o que não deve fazer um jornalista. E se comparar com a doce entrevista anterior, ao Primeiro-Ministro, é levado a tirar outras conclusões...

É a febre da arrogância, versus o calor da amizade? Parece. Aquele fogo queima. E não será por fazer uma entrevista populista a seguir - isto sou eu a adivinhar - que a credibilidade vai renascer das cinzas. Sobretudo a credibilidade para falar de liberdade de expressão!

em Cuidado Contém Palavras!

Sinais de fogo argumentativo

Continuamos sem sinais de Miguel Sousa Tavares. Na semana passada limitou-se a fazer perguntas sobre perguntas (ao primeiro-Ministro), conformando-se com as respostas (educadamente, segundo António Costa, na Quadratura do Círculo). Hoje, pelo contrário, não quis outra coisa. Cada vez que Gonçalo Amaral respondia ficava debaixo do fogo argumentativo de Miguel Sousa Tavares. Tudo ao contrário. Na semana passada permitiu que o entrevistado fizesse de entrevistador. Hoje valeu-se do entrevistador para fazer de entrevistado. Vou aguardar pelo terceiro programa. Se continuar assim, não vale a pena. Para saber o que o Miguel pensa, já leio a sua página no Expresso.

em Retórica

Sinais de Fogo? Fogo!

Gonçalo Amaral não me encomendou defesa, nem eu sou simpatizante da sua causa. Mas Miguel Sousa Tavares convidou-o para quê? Este Sinais de Fogo é um programa de opinião unipessoal. Do princípio ao fim. A entrevista não existe.

em Blog Operatório

Desabafos

Poupem-me aos Super-egos ao vivo e a cores e em horário nobre!
Que desilusão! O novo programa de Miguel Sousa Tavares na SIC é tão fraquinho... tão somente um pretexto para o senhor pavonear o seu narcisismo alongando as crónicas semanais que despeja no Expresso.
É isto a 'nova' liberdade de imprensa?! Deixar os jornalistas pavonearem as suas opiniões assim como quem discorre sem mais nada que fazer?
Se se lembrarem todos de fazer o mesmo estamos condenados a um país de Oprah(s)...

em Cenoura ao lado

Crime disse Ele

Fiquei espantado com a astucia do Sousa Tavares hoje na entrevista ao Gonçalo Amaral (o tal que escreveu o livro sobre a Madie). O Sousa Tavares pergunta e responde mesmo antes que o Gonçalo Amaral conseguisse dizer fosse o que fosse... Uma das melhores partes é quando o MST traz à baila o assunto da Joana, a miúda que desapareceu em Portimão, acusando o GA disto e daquilo, quando o GA vai responder MST diz.. "não estamos aqui para falar da Joana!" Eu até gostava de ter percebido mais a teoria do GA, até porque me faz sentido que os pais sejam suspeitos (ao contrário do MST, que acha um absurdo), e acho esta história mal contada. Por outro lado gostava de perceber melhor como pensa a policia judiciária e até mesmo a GNR, que até à data sempre estive convencido que não pensava. Posto isto, obrigado MST por apenas ter conseguido ouvir a tua teoria, e quase me convenceste que és um grande detective.

em Um Frame com Vida

"Sinais de fogo", Miguel Sousa Tavares: vergonhoso

Não vi o programa em directo e aproveitei o site da SIC para apanhar a entrevista. A "entrevista" foi a Gonçalo Amaral, o inspector da judiciária mais conhecido pelo caso Maddie.

Sobre o MST já se conhece a peça: um destilador de veneno profissional, capaz dos maiores fanatismos e atropelos à verdade na defesa das suas opiniões. Só que fazer isso nas suas crónicas individuais é uma coisa. Estúpido, mas aceitável. Convidar alguém sob o pretexto duma entrevista apenas para passar o tempo a atirar-lhe as suas opiniões infundadas à cara sem o deixar responder ou esclarecer o que quer que seja, é completamente imoral e inaceitável.

em Tudo Urdido


e mais por aqui, no mundo da Internet onde ainda existe Liberdade de Expressão.


41 comments:

  1. O feitico virou-se contra o feiticeiro...

    ReplyDelete
  2. O homem é simplesmente odioso e busca o mediatismo de forma ignóbil. Devia dedicar-se exclusivamente a escrever livros (sem plagiar), e deixar o jornalismo aos profissionais. Presta um mau serviço ao canal de TV que lhe paga, e desmascara-se ingenuamente. MST é uma fraude.

    ReplyDelete
  3. yep, o MST queria queimar Gonçalo - mas queimou-se o próprio..

    ReplyDelete
  4. Em muitos anos de admiração ao Sousa Tavares romancista e documentarista nunca tinha visto a verdadeira face da besta.
    Depois da entrevista ao Sócrates, as dúvidas sobre um programa televisivo que invoca o nome de um dos livros mais importantes da cultura portuguesa, fiquei com sérias dúvidas sobre a natureza do dito.
    Ontem as dúvidas tornaram-se em verdadeiro certezas.
    Que o sr. Tavares de Sousa não "gramava" o Dr. Gonçalo Amaral já sabíamos pelos seus artigos anteriores nos pasquins do Bilderberger, que, ao contrário da MAIORIA dos portugueses, o sr. Tavares defendia os assassinos de Joana contra todas as evidências provadas em Tribunal; que defendia os pais negligentes e provavelmente culpados de ocultação do cadáver de Madeleine e obstrução de justiça, também já se tinha percebido. Porém nunca esperámos que fizesse do seu novo programa televisivo um Auto-de-Fé, atacando com mentiras (desculpe, falsidades) um convidado que gentilmente concedeu ser "entrevistado".
    Miguel Sousa Tavares, se o seu pai visse este programa ficaria envergonhado, porque esse sim era um jornalista com J grande.

    ReplyDelete
  5. Este homem é um idiota pedindo atenção para si mesmo.
    Cara desagradável, imagino como não será em casa.
    Nada de discussão científica sobre o caso.

    ReplyDelete
  6. Eu embatucava o Miguel ficando simplesmente calado! Entrevistar um calado é
    o máximo!!! Provoca a inevitável pergunta: "Então você não responde???" E a
    resposta: "Não vale a pena!!! Você Faz a Pergunta e paga a despesa de
    responder banalidades a si Próprio!!! Por acaso o Miguel é AUTISTA???"
    É preciso conhecer o MIGUEL. Ele lá por arrasar os Professores, não impediu
    que a classe profissinal tenha levado avante os objectivos!!! Já não
    existem Professores "titulares" pois não!?!?!
    Assim quando alguem é grosseiro comigo dá-me gozo reforçar a minha resposta
    de forma elegantérrima, que foi o caso das respostas do Amaral, que esteve
    bem e é o Amaral que interessa!!!
    Luís

    ReplyDelete
  7. Thank you Joana for all the work you all do on this blog. we are hungry in the UK for information on this case, People of Portugal we in the UK are hurt for the way Mr Amaral has been treated and ashamed I have been to Portugal many times and just love it and the people, how dare two UK doctors and their friends go there and try to bring shame on Portugese citizens, The Maccanns are the most hated couple in the UK but what's worse they do not care.

    ReplyDelete
  8. Até pensei que tivesse sido só cá em casa a sensação que afinal deve ter sido da maior parte dos que assistiram à "entrevista"!Arrogância foi o tom desde o 1ºmomento. E Miguel Sousa Tavares foi Juíz, detective, polícia etc. Duvidei se estaria a ver um programa de televisão ou se estaria em pleno Tribunal com um advogadop de acusação a fazer as alegações finais. E depois trouxe o caso Joana?!...geriu o tempo conforme quis e o entrevistado?? Deu para ao contrário do entristador acreditarmos que há fundamento nas opiniões do inspector traduzidas para o seu livro proibido. Aqwui o jornalista este mal...muito mal!
    Maria

    ReplyDelete
  9. Felizmente não estou sozinha na apreciação ao miserável programa liderado pelo Miguel Sousa Tavares.
    As expectativas eram altas, porque como comentador (já para não falar nos seus romances e documentários) sempre gostei da sua maneira directa de enfrentar/afrontar os assuntos, mesmo que a minha opinião fosse diversa - e eram-no muito frequentemente.
    Já como entrevistador/comentarista, ou lá o que se queira chamar que pretende ser nos Sinais de Fogo (para já devia começar por pedir desculpa a Jorge de Sena pelo uso abusivo deste título), em apenas dois programas revelou-se uma nódoa.

    Com o Sócrates só lhe faltou deitar-se no chão para lhe servir de tapete, a Gonçalo Amaral insultou despudoradamente. Revelou a maior ignorância, falta de preparação, e acima de tudo ausência de respeito por quem gentilmente aceitou deixar-se entrevistar mesmo sabendo que o Sousa Tavares já o tinha insultado em artigos de opinião escritos.

    Mas ao contrário do que o sr. Sousa Tavares (que não honra o nome do pai) possa pensar, quem saiu mal foi ele mesmo pela vil e torpe tentativa de vilipendiar um homem de honra, um profissional que não tem que se envergonhar do que fez e do que diz.

    Espero que o sr. Miguel aprenda com o Dr. Gonçalo Amaral como um homem de respeito, um profissional que se preze, se deve comportar.

    Luz

    ReplyDelete
  10. * Sinais de Fumo nos Pulmões
    * Nem Sinais de Jornalismo LOLLLLL =))

    Eu sou do contra, agradeço ao MST ter contribuído para melhorar a imagem pública de GA, de graça - algo que os McConn pagam e muti bem, sem os mesmos resultados... :))

    ReplyDelete
  11. Ora aqui vai o meu email para a sic:

    Boa noite, venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado pela forma desrespeitosa como foi conduzida a "entrevista" do Sr Miguel Sousa Tavares ao Sr Gonçalo Amaral no programa "Sinais de fogo".Depois de uma entrevista ao Sr. Primeiro Ministro José Sócrates, onde nada foi esclarecido, tendo ficado as perguntas mais pertinentes por realizar, constato agora na segunda edição do programa que essa falta de esclarecimento das questões mais importantes que os portugueses querem ver resolvidas é uma das características do mesmo, tal como a arrogância e e falta de educação do "entrevistador". Nesta segunda entrevista, a atitude de Miguel Sousa Tavares perante o Sr Gonçalo Amaral foi inadmissível.Uma entrevista pressupõe perguntas e respostas.Ora aquilo a que assiti foi um rol de acusações, presunções e preconceitos relativamente à pessoa do entrevistado a quem não foi dada a possibilidade de resposta ou defesa.É este o conceito de entrevista que um canal que se quer credível e imparcial defende? É esta a forma como a SIC trata as pessoas que têm a amabilidade de aceder aos seus convites?Espero da vossa parte nada menos do que um pedido de desculpas público, em primeiro lugar ao Sr Gonçalo Amaral, pela forma rude como foi tratado e, em segundo lugar aos portugueses que esperavam uma entrevista e foram enganados .

    Grata pela atenção

    ReplyDelete
  12. E a resposta que recebi foi:

    Recebemos a sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção.
    Agradecemos o seu interesse pela nossa estação televisiva e o facto de ter partilhado a sua opinião connosco. Só com a opinião dos nossos telespectadores podemos continuar a melhorar e a ir ao encontro das suas necessidades e interesses. Informamos que a sua insatisfação foi encaminhada para as áreas responsáveis, que tomaram nota da mesma.
    Para dados estatísticos, se possível, agradecemos que nos indique o concelho onde reside e a sua idade (não será necessário especificar a idade exacta mas sim o intervalo entre 4/14 anos, 15/24, 25/34, 35/44, 45/54, 55/64 ou mais de 64 anos).
    Sem outro assunto de momento, agradecendo o seu contacto, e colocando-nos à sua inteira disposição para futuros contactos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

    Adnreia Filipe


    Assistente de Relações Públicas

    ReplyDelete
  13. S.Tavares comportou-se como o advogado de defesa dos McCann, parecia que estava em tribunal a defender "a causa", interrogando uma testemunha "hostil".
    Se calhar a SIC deveria assumir este programa não como um programa de entrevistas, mas como um programa de opinião, a do Sr. S. Tavares!

    ReplyDelete
  14. E o video nao esta disponivel no site da SIC. Balsemao retratou-se e tirou do ar o vergonhoso exemplo do que um jornalista e uma entrevista nao deve ser. Mas tambem aquele MST nao e um jornalista, e um projecto inacabado de qualquer coisa... projecto de advogado, de escritor, de apresentador de programas, sim porque o que ele apresentou ontem foi um self talk show pauperrimo, nao foi jornalismo.
    Confesso que nao mme surpreendeu. Ja tive oportunidade de ler e ouvir algumas vergonhas que escreve a proposito de G. Amaral e deste caso, no Expresso e na TVI. E um BANAL.
    Os dois programas que fez parecem-me duas encomendas. O primeiro para bajular o PM parecendo que o entrevistava. Depois de toda a polemica que ronda a Face Oculta, nao se esperava um linxamento em praca publica (o povo tambem ja se fartou de tanta historieta) mas esperavam-se perguntas acutilantes, dificeis. Nao, foi um passar da mao pelo Pelo, mais piscando o olho ao PM para um cargozito ou mais contratos publicitarios para a Sic e melhores condicoes de credito nas CGDs com dedo do estado. Com GA, foi simplesmente indiscretivel a vergonha. Ainda mais quando no seu site na Sic, se da ao luxo de por uma frase dirigida aos comentadores: "toda a gente e livre de escrever a sua opiniao, desde que assinada". Que ridicula frase vinda de um pseudo-escritor que se arroga jornalista para entrevistar um Inspector da PJ, cujo livro foi censurado e e vitima de uma perseguicao atroz e desleal num pais que se diz livre e democratico. Esperava-se solidariedade com a liberdade de Expressao e que desse voz ao Inspector. Afinal foi ele, MST, a voz da censura e o veiculo da perseguicao. Alias, ha muito que ele e essa voz.
    Quando e que estes pseudo-iluminados tipo MST vao perceber que a opiniao deles nao muda factos nem altera os sentimentos e o pensamento de um povo? E o povo esta com GA, esta com a logica e com a realidade. Ja quase todos lemos o livro e as files da PJ. todos acompanhamos com maior ou menor regularidade o mais vergonhoso caso da justica portuguesa. E a vergonha nao se deve a actuacao de GA nem da PJ. Deve-se a quem nao deixou prosseguir a investigacao porque ela se aproximou da verdade e a verdade e inconveniente.
    O MST arrogante e dono da verdade, foi incapaz de apresentar um indicio de rapto para contrapor a tese de GA. Devia ter comecado por ai se o objectivo dele era desmontar a tese de morte e defender os papas negligentes. Depois gostava de o ver defender em directo a tese dos Mecos de que Portugal e o Algarve sao um paraiso de raptores e pedofilos. Como portugues, em qual dos papeis se reve sempre que passa pelo Algarve?
    Toda a entrevista cheira a uma encomenda da Lift Consulting e do escritorio de ID para justificar honorarios insultuosos, pagos por um Fundo fraudulento feito a sombra da tragedia de uma crianca.

    HAJA ALGUEM COM CORAGEM PARA ENTREVISTAR KATE ( sem o maridinho) e ARAGAO CORREIA. Quem o fizer dara um passo de gigante para a resolucao do caso Maddie.

    ReplyDelete
  15. E-mail enviado à SIC

    Assunto: Quando é a entrevista de Miguel Sousa Tavares a Gonçalo Amaral?

    Exmos Senhores,

    Ontem anunciaram que o Miguel Sousa Tavares iria entrevistar Gonçalo Amaral na segunda parte do programa Sinais de Fogo. Assisti ao programa mas não vi a entrevista.

    O que a SIC realmente transmitiu foi uma entrevista do Miguel Sousa Tavares ao Miguel Sousa Tavares sobre o que o Miguel Sousa Tavares pensa sobre o caso Maddie e sobre o livro de Gonçalo Amaral.

    Estava realmente um senhor de gravata vermelha com o Miguel Sousa Tavares em estúdio, mas como esteve sempre impedido de expressar livremente a sua opinião, eu e outras pessoas com quem já tive a oportunidade de trocar impressões, não conseguimos perceber quem seria.

    Venho, assim, por este meio perguntar a V.Exas quando é que a SIC transmitirá, efectivamante, a entrevista de Miguel Sousa Tavares a Gonçalo Amaral conforme foi anunciado na vossa grelha de programação.

    Na expectativa de notícias vossas, envio os melhores cumprimentos,


    Alexandra Correia

    ReplyDelete
  16. I so loved Stunned's (2nd comment) Scotch Brite sponge analogy. The rough and the smooth and so openly biased - in the name of journalism? Huh! Well, I'm sure Goncalo Amaral knew he'd have his fair share of lovers and haters in this world, with or without his involvement in the Madeleine McCann case.

    Keep on doing the do, Dr Amaral. And press on with your request for that case to be REOPENED.

    ReplyDelete
  17. http://www.the-bastard.com/index.php?section=6&page=1932

    so true too

    ReplyDelete
  18. O Miguel Sousa Tavares precisava de uma providência cautelar que o impedisse de falar sobre a tese de rapto... ou mesmo sobre outro assunto qualquer...

    Proponho boicote ao MST: não comprem os seus livros, prefiram o Vasco Pulido Valente, não leiam a sua crónica e não vejam os seus "Sinais de Aterosclerose"

    ReplyDelete
  19. :) Uma seleção de critica pura e simplesmente extra-ordinária - e, o que e melhor ainda, faz justiça aquilo que assistimos. Pena que a língua de "Shakespeare" não tenha "nuance" suficiente para traduzir tudo isto...

    O jornalismo Português (não fossem todos os exemplos acima) estaria de luto desde ontem. O ódiozinho Freudiano do Tavares as suas raízes Portuguesas ficou bem patente - Miguel Sousa-"Besteiras"...

    b-(

    ReplyDelete
  20. UMA VERGONHA O QUE MiGUEL SOUSA TAVARES FEZ, PARA PERGUNTAR E RESPONDER NÃO PRECiSAVA CONViDAR GONÇALO AMARAL UMA VEZ QUE ESTE NÃO CONSEGUiU RESPONDER A NADA POiS O MiGUEL FEZ A PERGUNTA E DEU A RESPOSTA .
    SÓ PEÇO AO MiGUEL QUE RESPEiTE DE iGUAL FORMA TODOS OS CONViDADOS PORQUE UNS NÃO SÃO FLHOS E OS OUTROS ENTEADOS ,POiS FOi O QUE PARECEU SE ANALiSARMOS AS DUAS ENTREViSTAS QUE ESTE PROGRAMA FEZ .
    NÃO GOSTEi NADA DESTA ENTREViSTA.

    ReplyDelete
  21. Uma vergonha pegada - e já repararam que de hoje (3ª feira) de manha era possivel comentar o video da pseudo-entrevista no site da SIC, mas agora, de tarde já não temos essa opção? Será que o facto de antes de eu ir almoçar ter lido umas 15 páginas de comentários REAIS e Correctos mas que chamam tudo ao MST menos entrevistador influenciou a SIC a fechar a pagina? O MST devia mesmo ser contratado pelos pais da menina (que até pagam bem pelos vistos) e são INGLÊSES (e o MST deve deve gostar bem desse pormenor)!!!!

    ReplyDelete
  22. ...no entanto mantenho que a entrevista (ouvi 2 vezes na Sic+ 1 vez em gravação áudio) não foi desfavorável para o Amaral, numa escuta desapaixonada das palavras;
    a) - Amaral respondeu a 100% de forma objectiva e sensata às questões directas ou enviezadas (caso Joana), do MST, não deixando nada por esclarecer.
    b) - Amaral reforçou que se o MST pode dar a sua própria opinião, infelizmente ele, Amaral, não está autorizado a fazê-lo
    c) - Amaral cruzou o inicio da possível presente/futura falta Liberdade de Expressão (que o MST opinou não estar em perigo, logo no inicio deste programa!), com a Comissão de Ética parlamentar e a Face Oculta, com o seu caso pessoal do Livro e de cada Português!
    d) - Ao patético ar compungindo da última questão do MST sobre a ignomia (palavra agora na moda e usada pelo Sócrates!) sobre os pobres papás! a resposta afirmação do Amaral pelo acordo e aceitação dos progenitores no acordo sobre tal acto. Lógica irrefutável!!!E a reabertura traz à apreciação policial de todos os cenários, incluindo o da MORTE, facto que o casalinho foge mais depressa do que foge o diabo da Cruz!!!
    Assim, considero esta entrevista uma mais - valia para o Amaral
    Luís

    ReplyDelete
  23. o sr MST que fique claro nao e parvo nenhum !!se ele pressiona e porque ele provavelmente sabe o que por conviniencia os outros ocultam,este caso MCCANN e uma grande teia onde nao ha inocentes,nem falta de competencia de parte alguma o que tem e gente muito poderoza metida nisto de quem ja mais se ira falar ...

    ReplyDelete
  24. Sinais de Fogo é um programa vergonhoso. Ja com o Sócrates foi a mesma coisa, uma tentativa arrojada de monologo por parte do Tavares que não tem onde cair morto.

    ReplyDelete
  25. Looks like there are lots of Portuguese bloggers who dont like this person!

    ReplyDelete
  26. Penso que MST despreza Portugal em geral e a policia portuguesa em particular. Nisso, como português, não é nada original. Não tem nada de especial contra o GA, que deve considerar como uma vitima, não sendo esclarecido como ele, MSt, está (pela sua maior infelicidade).

    ReplyDelete
  27. Does this Mst have an IQ 111 ? Mais me parece jogar na mesma liga que o engenhocas soucrates. Anyway he probably has high blood pressure and forgot to ask Kate for some medication. Such rage and hatred is no good for his heart beat, and for his two heads ( you know, those that function in alternate mode ) .
    Nevertheless I loved the way Gonçalo Amaral kept his cool, classy and smooth quiet voice. On the other hand I hope Miguel goes hunting for more Maiteses, and stay in Rio for Carnaval for years to come.
    Jamar

    ReplyDelete
  28. Lets have a laugh

    http://www.youtube.com/watch?v=nvNkYRfQAv8

    ReplyDelete
  29. E-mail recebido da SIC / assunto: quando é a entrevista a Gonçalo Amaral?

    Recebemos a sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção.
    Agradecemos o seu interesse pela nossa estação televisiva e o facto de ter partilhado a sua opinião connosco. Só com a opinião dos nossos telespectadores podemos continuar a melhorar e a ir ao encontro das suas necessidades e interesses. Informamos que a sua insatisfação foi encaminhada para as áreas responsáveis, que tomaram nota da mesma.
    Sem outro assunto de momento, agradecendo o seu contacto, e colocando-nos à sua inteira disposição para futuros contactos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

    Andreia Filipe


    Assistente de Relações Públicas

    ReplyDelete
  30. When you take a step back and review this case, it beggers belief that the parents of this missing child are still roaming around free, able to travel anywhere at will, left in charge of two children, free to produce another one even!

    As has been said, if they had been Portuguese or ordinary folk, they would have been in prison protesting their innocence rather than sueing the police officer who had identified their guilt!

    ReplyDelete
  31. Yes I agree Anon 24
    He looks evil to me.
    Imo this guy is pushing his luck with his OWN people,but they do say if you live by the sword you die by the sword.

    ReplyDelete
  32. Sinceramente, por onde anda o Sr.Miguel de Sousa Tavares? Custa-me a acreditar naquilo a que assisti!!!
    Ao longo dos anos ganhei respeito e consideração global pelo que este senhor pensa (porque sempre nos habituou a pensar por si próprio, com fundamentos racionais, culturais, de vivência humana,equidistante de poderes), pelo que já escreveu, quer a nível literário, quer a nível de opinião expressa quer a nível da imprensa escrita, quer a nível de programas de intervenção política!!
    No entanto, a "entrevista"??? ao ex-Inspector da Polícia Judiciária, Sr.Gonçalo Amaral, é a negação dos mais básicos conhecimentos, quer humanos, quer cívicos, quer jornalísticos, quer racionais, para além de valores de verdade, justiça, etc... Aliás, pode bem ser o princípio do fim;
    Quando nos tomamos por únicos, sabe normalmente quais as saídas possíveis!!! Isto foi uma autêntica aberração!!!
    1º - O Sr. tem direito à sua opinião, no entanto, tem também o dever de ouvir a dos outros, principalmente do seu interlocutor e seu convidado;
    2º - O Sr, sabendo que o Sr.Gonçalo Amaral não pode práticamente falar sobre o que escreve no seu livro "A Verdade da Mentira", devido à providência cautelar, práticamente o acusou em praça pública de ser incompetente e outras considerações infelizes,"armado" em inquisidor-mor, sem o deixar expressar praticamente qualquer palavra;Vergonhoso!!
    3º - O Sr. práticamente fez dois papéis (o de entrevistador e o de entrevistado) - extraordinário!! Como o Sr.Gonçalo Amaral disse (na rara oportunidade que teve), "não valia a pena ter sido convidado e perder tempo com "aquilo"! Inclusive misturando assuntos e casos, para logo de seguida não permitir qualquer opinião do convidado sobre o outro caso, que o próprio MST iniciou!!
    Profundamente lamentável!!! Para alguém com a mundivivência, preparação, esclarecimento, lucidez e inteligência que o Sr.MST sempre pareceu ter ao longo dos anos, isto é uma profunda desilusão!!
    No mínimo e para já, penso que se impõe um pedido de desculpas (públicas) ao entrevistado!! O resto,o caminho a percorrer, só você sabe?? e Deus provavelmente!!!!

    ReplyDelete
  33. anónimo 14 o vídeo continua disponível na página da sic bem como os 400 comentários http://sic.sapo.pt/programasinformacao/scripts/VideoPlayer.aspx?ch=sinaisdefogo&videoId={9536DF0D-C13F-46F6-A736-005770143AC2}&page=2

    ReplyDelete
  34. Miguel, quanto e que os McCann lhe pagaram?

    Sim, porque so assim se explica uma vergonha destas.
    Ou estava drogado? Ou e tao estupido que nao sabe o que faz?

    Fosse o que fosse, nao voltarei a ver ou a ler nada em que o Miguel esteja envolvido. Alem do mais, isto foi de uma agressividade e estupidez atrozes.

    ReplyDelete
  35. Dan 28. Good suggestion :))

    ReplyDelete
  36. ontem tive a confirmação, com esta entrevista de miguel sousa tavares, mostrou que não está á altura do papel que lhe deram em sinais de fogo, é tendencioso, maldoso e mete nojo ouvi lo.....que raiva

    ReplyDelete
  37. Estão todos muito silenciosos, Sic, Tvi, Rtp e os Jornais nada,vamos ver se amanhã dizem alguma coisa... Será que vão ignorar a opinião dos portugueses?

    ReplyDelete
  38. MST is not able to distance himself from things because he takes everything personally in his narcissistic way. He is against animal rights because he likes to hunt, he is against prohibiting smoking in public areas because he is a smoker, he is against speed limits because he likes driving fast. He is nothing but a spoiled child despite being over 50. In fact his personality is very close to that of Gerry's. His parents would be ashamed of what they have produced if they were still alive.

    I enjoyed reading all of the comments on sic online, out of 400 maybe two approved MST and they were probably written by Aragão Correia and Salvador Cunha.

    I never watch SIC anyway but hopefully they will carefully consider their options after the massive number of complaints they received.
    Caroline

    ReplyDelete
  39. A doce Sophia de Mello Breyner Andresen ficaria amargurada e incrédula se pudesse ter ouvido alguém tão irado e violento contra o mundo, como o seu filho Miguel!
    E o Jornalista Sousa Tavares teria, porventura, dito:«Onde é que eu errei?».
    É um caso em que a genética falhou.
    Miguel Sousa Tavares, assuma-se.Faça jogging, faça psicanálise e trate essa raiva latente que o leva, seguramente, a um AVC ou a um infarto.
    Aliás, tem um belo escape: a Literatura.
    Escreva, Miguel, escreva. Continue a escrever e aproveite o seu talento como terapia.
    Porque não pega nos McCann e os transforma num best-seller?! Assim poderá transformá-los numa criação sua e tratar as personagens e o assunto a seu bel prazer.
    Deixe o Jornalismo,a Política, a Jurisprudência para quem a sabe exercer.
    Como o deixam a si ser Escritor.
    Antonieta Janeiro

    ReplyDelete
  40. This is turning into a comedy. Everyone should relax and be calm and collected like Mr. Amaral. The histrionics displayed by people like Mr. Miguel Sousa Tavares, Mrs. Isabel Duarte, and the representatives of Lift consulting are to Mr. Amaral's advantage. These people come across as uncivilized and irrational.

    Let's sit back and have a laugh as we read the latest round of British news stories about the bungling Portuguese cops and the ubiquitous sightings of Madeleine. My prediction is that the circus will implode this year, so let's enjoy ourselves while it lasts.

    Dizem la a verdade, quem gostam mais, o Sr. Souza ou o Sr. Mitchell?

    guerra

    ReplyDelete
  41. a verdade verdadinha e que tanto mr TAVARES,como mr MITCHELL sabem muito...
    tanto como quanto o povo tambem souber nao vai acreditar ...
    nothing in this case is what it seems. so yes enjoy while the trick lasts...

    ReplyDelete